Quantos estão lendo agora...

Lendo e ouvindo...


Bem Vindo


domingo, 17 de janeiro de 2010

Minha doceira preferida



Tudo nela cheirava a doce, a açucar.

Por anos a fio, os caramelados, os grandes bolos ornamentados que só ela sabe fazer, povoaram nossas festinhas domésticas e as grandes festas, os casamentos da família, as formaturas, os bailes de quinze anos.

Talvez a proximidade do meu aniversário a trouxe de volta na minha memória.

Conheci essa senhora, quando ainda trabalhava e minha sobrinha, hoje com vinte e oito anos, ia completar um aninho de idade. Ela era famosa no bairro por suas "quentinhas", fornecidas ao gosto do cliente, aos inúmeros trabalhadores das fábricas ao redor de sua residência. Orgulhava-se em dizer que com aquele trabalho, tinha formado um filho em medicina.

Tudo nela era doce, agradável. Sua "fábrica" era a própria residência. Um pequeno apartamento de dois quartos, sala e cozinha, no terceiro andar de um prédio de classe média, sem elevador. Na sala, as mesas, viviam abarrotadas de caixas com os doces caramelados prontos para entrega, ou então, com um bolo grande, confeitado no desejo do cliente. Fazia como ninguém, bolos infantis ou de casamentos, com o mesmo bom gosto. Tinha prazer em exibir seu "book", como se ainda precisasse fazer novos clientes. Quem comesse de sua comida, ou provasse um caramelado, jamais deixaria de pensar nela, para encomendas, quando alguma festividade fosse ocorrer.

Seus salgados desmanchavam na boca. Eram delicados, como ela, apesar dos seus noventa quilos.

Lembro que depois do falecimento de minha mãe, quando o nosso "quartel general" foi desfeito, deixei de manter contato. Nossa última encomenda foi há quatro anos atrás, quando uns quatrocentos docinhos caramelados, fizeram a alegria e o encantamento dos nossos convidados no aniversário do meu marido.

Hoje, ela me veio à cabeça, com seu sorriso feliz, próprio daqueles que asseguraram pelo próprio esforço, o maior êxito na vida.

Fonte da imagem: raquelraspante.blog...

2 comentários:

  1. " Saudade é uma forma de ficar"

    Esss dias eu rascunha isso nas linhas tremulas do territorio de meu blog e fico muito feliz em saber que aquelas linhas estavam corretas.

    A saudade é como uma ferramenta que o amor usa para permenacer em nós aqueles que hoje por algum motivo noa estao mais proximos ao toque da mao ou de um telefonema.

    A saudade em outras palavras é a maneira de torna de torna eterno aquilo que vivemos por meio da saudade.

    Só sentimos saudades de quem amamos e assim fica claro que se sentimos saudades, de alguma forma aquela pessoa ficou em nossa vida.

    E como é bom carregar saudades de pessoas boas em nossa vida, ainda mais se essas saudades vem acompanhadas de bolos, docinhos e outros.

    Que nesses tempos em que a saudade traz a sua memoria pessoas tao amadas, espero que eu sinta semrpe muitas saudades de voce minha amiga, pois assim sempre lhe trarei em minha vida, desta forma tu sempre seras eterna em mim....

    Que suas palavras continuem assim, com gosto de quero mais e cheirinho de saudades para semrep voltarmos aqui.....

    PS: Amiga estou precisando falar com voce, preciso de uma ajuda de voces, se possivel me mande seu e-mail ou alguma forma de entrar em contato.

    Felliphe

    ResponderExcluir
  2. Oi, Felliphe,
    Que bom ler suas palavras sempre tão completas e bonitas. Obrigada por estar sempre aqui.
    Mande e-mail para finityster@gmail.com, ok?
    Grande abraço,
    Adir

    ResponderExcluir